segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Veja quanto o carro polui antes de comprar


Gráfico interativo compara automóveis quanta a emissão de poluentes que afetam grandes cidades brasileiras

por Tiago Mali     

Editora Globo
O ozônio liberado pelos carros está relacionado com câncer de vias aéreas// Crédito: Shutterstock

A Galileu de agosto mostrou os carros que mais e menos emitem duas substâncias prejudiciais à saúde: Óxido de Nitrogênio (NOx) e Hidrocarbonetos (NMH). Ambos, quando jogados na atmosfera, ajudam a formar o poluente ozônio, cuja situação está fora de controle em metrópoles brasileiras. O ozônio está relacionado com câncer de vias aéreas superiores e com mortalidade precoce por doenças cardiovasculares, com asma e pneumonia. “Hoje, os veículos melhoraram a queima de combustíveis e monóxido de carbono (CO) não é um problema descontrolado. Mais importante ao comprar um carro é verificar o nível de óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, além do material particulado”, diz Paulo Saldiva, chefe do laboratório de poluição atmosférica da USP.

Compilamos abaixo os dados obtidos junto ao sistema Nota Verde do Ibama  sobre NOX e NHM em relação a 828 variações de modelos de carro no Brasil do ano de 2012. 


Como ler o gráfico: 
  • Cada ponto corresponde a um modelo de carro. Quanto mais à direita, maior a emissão de oxido de nitrogênio (o limite da legislação brasileira é 0,12 g/km) e, quanto mais acima, maior a emissão de hidrocarbonetos (limite é 0,05 g/km)
  • Ao passar o cursor do mouse por cima dos pontos, você pode checar onde o carro está nos rankings dos dois poluentes. Cada ranking tem 828 posições, sendo que quanto menor a posição, menos emissão de poluentes.
  • É possível também comparar os automóveis no gráfico por montadora, por combustível ou por tipo de câmbio.

Obs: Todos os carros mencionados, mesmo os líderes em poluentes, estão dentro dos limites estipulados pelo governo federal. O ranking pode não ser igual ao obtido pelo site do Nota Verde porque contempla correções efetuadas por técnicos da entidade após termos identificado erros de informação nos números. 

Revista Galileu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares