quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Confira a lista dos dez países mais poluídos do mundo, segundo a OMS


Brasil ocupa o 48º lugar no ranking global e o 6º na América do Sul

Queima de combustível fossil é uma das grande causas de poluição (Foto: Reprodução de TV)
Queima de combustível fossil é uma das grande causas de poluição (Foto: Reprodução de TV)


Em 2011, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou um relatório sobre a qualidade do ar em 91 países ao redor do planeta, abrangendo 1082 cidades. O estudo foi feito com base no número de material particulado (PM10), partículas de dez micrômetros, ou menos, por metro cúbico, sendo que os dados foram fornecidos por órgãos responsáveis pela medição da qualidade do ar nas regiões analisadas. De acordo com a OMS, níveis de PM10 acima de 20 microgramas por metro cúbico (µg/m³) podem provocar sérios riscos à saúde. Segundo o estudo, os dez países mais poluídos detêm níveis de PM10 de 6 a 14 vezes acima do permitido, e os maiores vilões para esses índices são os combustíveis fósseis, uma das principais fontes de energia de países emergentes.

Encabeçando a lista, a Mongólia é tida como o país mais poluído do planeta, com 279µg/m³. Com 1,2 milhões de habitantes, a cidade Ulaanbaatar é responsável por 45% da população do país. Suas principais fontes de poluição são os fogões residenciais alimentados a carvão, que também serve de insumo às caldeiras utilizadas para aquecimento. Além disso, a frota formada por carros antigos e mal conservados também contribui para a poluição. Por outro lado, o relatório apontou a Estônia como o país que apresenta o ar mais limpo, com 11µg/m3. Os Estados Unidos ficaram em 82º lugar, juntos com Mônaco e Luxemburgo, e a China em 15º lugar.

O Brasil, cuja média anual de partículas em suspensão é de aproximadamente 40µg/m³, ocupa o 48º lugar na lista dos países mais poluídos e o 6º no rol dos nove países da América do Sul que foram analisados, ficando na frente somente do Uruguai, da Argentina e do Equador. Entre as 17 regiões brasileiras analisadas, o Pontal do Paranapanema, localizado no extremo oeste do Estado de São Paulo, é a menos poluída, com 16 µg/m³. Já a mais poluída é a região metropolitana do Rio de Janeiro, com 64µg/m3, ocupando a 144ª posição no ranking mundial. Em seguida, aparecem como as regiões mais poluídas do país a cidade de Cubatão, com 48µg/m³; Campinas, com 39µg/m³; São Paulo, com 38µg/m³; e Curitiba, apresentando 29µg/m³.

No ranking global, seguindo a Mongólia, formam a lista dos dez países mais poluídos, Botswana (216 µg/m³), Paquistão (198 µg/m³), Senegal (145 µg/m³), Arábia Saudita (143 µg/m³), Egito (138 µg/m³), Emirados Árabes Unidos (132 µg/m³), Irã (124 µg/m³), Nigéria (124 µg/m³) e Kuwait (123 µg/m³).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares